A Argentina na Agenda de Política Externa do Governo Bolsonaro
Autor: Larissa Rosevics de Almeida
Resumo: O objetivo da publicação em análise é destacar as implicações do encontro de 2019 entre o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente da Argentina, Mauricio Macri, em momentos políticos e econômicos distintos, mas como forma de melhorar as relações entre os dois governos- principalmente no que diz respeito ao trigo e às relações comerciais- e de incluir a Argentina na Agenda de Política Externa do Governo Brasileiro. Para mais, há a contextualização da integração entre os países da América do Sul em questão desde a década de 90.
A Crimeia e o mapa meteorológico da TV ucraniana: o poder simbólico dos mapas
Autor: Larissa Rosevics de Almeida
Resumo: A presente publicação tem como objetivo analisar as implicações que uma simples previsão do tempo no telejornal da UA (National Public Broadcasting Company of Ukraine), em março de 2018, causou nas redes sociais em função de excluir a região da Crimeia da divisão política do país e, também, o contexto em que essa situação está inserida, considerando o período de vésperas das eleições presidenciais na Rússia.
A dinâmica das relações Estados Unidos-Colômbia-Brasil: cooperação, competição e conflito
Autor: Adriana Aparecida Marques e Alexandre Fuccille
Resumo: O artigo procura explorar as relações colombo-brasileiras em tempos recentes, sem descuidar do papel que os Estados Unidos exercem nesta sua histórica zona de influência. A despeito das diferenças ideológicas entre os presidentes Álvaro Uribe e Lula da Silva, o pragmatismo de ambos pretendeu colocar as relações entre Bogotá e Brasília em um novo patamar, prejudicados por seus afilhados políticos, Juan Manuel Santos e Dilma Rousseff, que não conseguiram fazer avançar as promessas colocadas. Após afastamentos e aproximações e diferentes apostas como o Mercado Comum do Sul/MERCOSUL e a Aliança do Pacífico/AP, o que parece um quadro de desencanto com ambas iniciativas pode vir a abrir um novo período nas relações bilaterais entre estes países sul-americanos, em especial nestes tempos de regionalismo sob estresse e uma América do Sul fraturada.
Leia aqui (páginas 185-208)
A Diplomacia Vice-Presidencial do General Mourão
Autor: Larissa Rosevics de Almeida
Resumo: A publicação tem como objetivo de análise o possível cenário em que há o protagonismo do vice-presidente, Hamilton Mourão, como uma representação da Diplomacia Vice-Presidencial em matéria de política externa. Para essa afirmação, a argumentação baseia-se em algumas exemplificações- como os fatos de recebimento de câmaras comerciais de diversos países em seu próprio gabinete, de receber destaque na questão venezuelana, de Mourão ser uma figura que desperta atenção de políticos e de investidores internacionais, entre outros.
A Integração Educacional no Mercosul e a Unila
Autor: Larissa Rosevics de Almeida
Resumo: O objetivo da publicação é o de destacar a importância da 50ª Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, que aconteceu em Buenos Aires no dia 16 de junho de 2017, em um contexto em que a Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) está ameaçada por uma emenda aditiva para ser convertida em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR). Dessa forma, reduzindo a representação integrativa da instituição.
A intervenção federal e a construção do problema da segurança pública no Rio de Janeiro depois da redemocratização.
Autor: Diogo Monteiro Dario
Resumo: Este artigo argumenta que, para compreender o quadro dentro do qual a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro se dá em 2018, é necessário observar a convergência de dois processos: um é a institucionalização do emprego das Forças Armadas em operações de GLO dentro do cenário do estado; o outro é a transformação que atravessa a política de policiamento comunitário desde os anos 1980 até a política de pacificação.
A Onda Neoliberal e os Seus Efeitos Assimétricos no Desempenho Econômico da América Latina e da Ásia Oriental
Autor: Bruna Machado Targino e Eduardo A. Crespo
Resumo: A publicação visa oferecer “chaves para interpretação da inversão de fortunas” para as notáveis mudanças entre os continentes da América Latina e da Ásia Oriental a partir século XIX, com base nos impactos da guerra, na concorrência interestatal e na coesão social, especialmente após as crises financeiras de 1970 e ações de política neoliberal, que modificaram os desempenhos econômicos das regiões a longo prazo.
A PAZ POR MEIOS PACÍFICOS: O Brasil como um ator singular na paz internacional
Autor: Gilberto Carvalho de Oliveira
Resumo: Um olhar mais abrangente e reflexivo mostra, por um lado, que o legado deixado no Haiti é bastante frágil e, por outro, que a inserção brasileira nessa área continua míope e subalterna.
Agência e estrutura na teoria do capitalismo de Max Weber
Autor: Pedro Rocha Fleury Curado
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir a teoria do capitalismo de Max Weber contrapondo-a aos estudos empíricos realizados pelo autor, considerando os seus últimos estudos que foram dedicados também a explorar o capitalismo em um escala macro-sociológica- mais próxima à ideia de um sistema dotado de uma dinâmica interna própria e características estruturantes. Toma-se como principal referência a discussão teórica exposta em “Economia e Sociedade” e a leitura histórica proposta no livro “História Geral da Economia”. A argumentação define-se na existência de uma tensão entre a metodologia proposta e os estudos históricos e comparados, esses mais associados a uma abordagem estruturalista.
Leia aqui (páginas 55-66)
Ambientalização dos conflitos sociais e a adequação ‘sustentável’ da injustiça ambiental ao capital.
Autor: Cleyton Henrique Gerhardt
Resumo: O artigo expõe duas questões na construção do meio ambiente, primeiro que envolvem uma nova discussão sobre como a sociedade se “ambientaliza”, na luta por justiça e equidade ambiental devido os desgastes de projetos chamados de “desenvolvimento” e, segundo, sobre a adequação do meio ambiente aos fundamentos do mercado, que abrange conflitos de socialização dos riscos ambientes e de desigualdade na repartição dos recursos vindos da natureza.
Arte conceitual, teoria crítica e transformação de conflitos
Autor: Gilberto Carvalho de Oliveira
Resumo: Propõe analisar de que forma a convergência de preocupações entre artistas dialógicos e estudiosos da paz pode sugerir não só metodologias e abordagens pluralistas, experimentais e criativas, mas também interações produtivas entre sensibilidade, emoção e razão que contribuam para formas alternativas e emancipatórias de realização do nexo teoria-prática que, desde as origens dos Estudos da Paz, constitui um dos elementos definidores centrais dessa área de estudos.
Bioética, Saúde e Sociedade
Autor: Sandra Maria Becker Tavares
Resumo: Esse capítulo tem como objetivo elucidar, que Estados e profissionais de saúde de seu território têm potencial de ordenas tomadas de decisões complexas em epidemias e pandemias. Com isso, temos a necessidade de debater esse processo que é a tomada de decisão, questões éticos-legais, além dos valores e princípios éticos que estão inseridos nesse exemplo de cenário pandêmico e epidêmico.
Leia aqui (capítulo 8).
Brazil, Pacification and Major Events: Forging an – Ambience of Security- in Rio
Autor: Fernando Luz Brancoli
Resumo: This paper seeks to analyze the reshaping of the state security device in Brazil justified by the challenge of hosting the World Cup and the Olympic Games. The advent of these events ignited security programs designed to face possible threats and also the strengthening of law enforcement capability. This security device, in a Foucauldian perspective, should be seen as a complex articulation between social practices around security, national securitization processes and new tactics of government over conducts, spaces and flows connected with transterritorial security strategies.
Brasil, Pacificação e Grandes Eventos: Forjando um Ambiente de Segurança no Rio
Resumo: Este artigo busca analisar a reformulação do dispositivo de segurança do Estado no Brasil justificado pelo desafio de sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O advento desses eventos desencadeou programas de segurança projetados para enfrentar possíveis ameaças e também o fortalecimento da capacidade de aplicação da lei. Esse dispositivo de segurança, numa perspectiva foucauldiana, deve ser visto como uma complexa articulação entre práticas sociais em torno da segurança, processos nacionais de securitização e novas táticas do governo sobre condutas, espaços e fluxos ligados a estratégias de segurança transterritorial.
Brazil’s National Defence Strategy, Defence Diplomacy and Management of Strategic Resources
Autor: Adriana A. Marques e Jacintho Maia Neto
Resumo: This chapter examines Brazil’s policies for the protection of its strategic resources. The new agenda on security and defence is reshaping the Armed Forces missions at the domestic level (which includes support for natural disasters and constabulary missions), and at international level, characterised by asymmetric conflicts and non-traditional threats, such as international terrorism, and arms, human and drug trafficking. The transnational character of these threats has been boosting the countries to search for shared resolutions. In this context, the process of horizontalisation of diplomacy and the increasing involvement of the military in non-coercive activities has raised questions regarding the limits placed on the armed forces in the international arena, and has shed light on the prospect of using the military apparatus as a peaceful instrument of foreign policy. Discussing how these issues materialised in Brazilian defence policies, and how the defence sector is acting to provide national development and protection to the national strategic resources through deterrence and cooperation, are the central themes of this chapter. The chapter is divided into three sections: the first session present Brazil’s defence documents and show the country's main objectives in this field, as well as the role of defence diplomacy in achieving them. The second section describes the main defence diplomacy activities developed by Brazil in South America, while the third section details the strategic projects that the country has been developing in order to guarantee its sovereignty, national treasures and territorial integrity. For this chapter, we consulted academic literature on Brazilian defence policy and the governmental documents related to the subject.ste capítulo examina as políticas do Brasil para a proteção de seus recursos estratégicos.
Estratégia de Defesa Nacional do Brasil, Diplomacia de Defesa e Gestão de Recursos Estratégicos.
Resumo: Este capítulo analisa as políticas brasileiras de proteção de seus recursos estratégicos. A nova agenda de segurança e defesa está remodelando as missões das Forças Armadas a nível doméstico (que inclui apoio a desastres naturais e missões policiais), e a nível internacional, caracterizada por conflitos assimétricos e ameaças não tradicionais, como terrorismo internacional, e tráfico de armas, humanos e drogas. O caráter transnacional dessas ameaças tem impulsionado os países a buscar resoluções compartilhadas. Nesse contexto, o processo de horizontalização da diplomacia e o crescente envolvimento dos militares em atividades não coercitivas levantaram questões sobre os limites colocados às forças armadas no cenário internacional, e lançaram luz sobre a perspectiva de usar o aparato militar como instrumento pacífico da política externa. Discutir como essas questões se materializaram nas políticas brasileiras de defesa e como o setor de defesa está agindo para proporcionar desenvolvimento nacional e proteção aos recursos estratégicos nacionais por meio da dissuasão e cooperação, são os temas centrais deste capítulo. O capítulo é dividido em três seções: a primeira sessão apresenta os documentos de defesa do Brasil e mostra os principais objetivos do país nesse campo, bem como o papel da diplomacia de defesa para alcançá-los. A segunda seção descreve as principais atividades de diplomacia de defesa desenvolvidas pelo Brasil na América do Sul, enquanto a terceira seção detalha os projetos estratégicos que o país vem desenvolvendo para garantir sua soberania, tesouros nacionais e integridade territorial. Para este capítulo, consultamos literatura acadêmica sobre a política de defesa brasileira e os documentos governamentais relacionados ao tema.
Leia aqui (em inglês, páginas 13-32)
Cooperação Técnico-Militar para o Desenvolvimento – a perspectiva brasileira de interação para o século XXI
Autor: Daniele Dionísio da Silva
Resumo: Nesse artigo, analisa-se a Cooperação Técnica Militar brasileira com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Consideramos a possibilidade da CTM ser apresentada como um elemento da Paradiplomacia brasileira para o desenvolvimento. Ao contrário do que propõe a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil apresenta a CTM como um elemento da cooperação para o desenvolvimento, acreditando que segurança e defesa são questões diretamente relacionadas ao desenvolvimento. A CTM brasileira com os países africanos da CPLP resultou em políticas mais integradas de defesa, segurança e desenvolvimento, focadas nos interesses do Brasil.
A cooperação e o desenvolvimento são temáticas comuns na política externa brasileira. Desde o início, o Brazil participou da evolução da cooperação internacional para o desenvolvimento, sendo por muitos anos um país receptor. Com a criação do Ministério da Defesa, passou a ser possível pensar em uma cooperação técnico militar unificada (CTM). No século XXI, a visão brasileira de interação por meio da CTM horizontal ganha destaque, tendo a África como área de atenção.
Leia aqui (em inglês)
Counterterrorism Policies in Brazil: A Securitization Syndrome?
Autor: Fernando Luz Brancoli
Resumo: In this chapter the authors seeks supported by the analysis offered by the Copenhagen School, to study the excessive care about some topics of security issues. It also leads with applying securitization theory to a case study in the South American contemporary security scene: the conceptual construction of terrorism in Brazil.
Políticas de Contraterrorismo no Brasil: Uma Síndrome de Securitização?
Resumo: Neste capítulo, os autores buscam apoio da análise oferecida pela Escola de Copenhague, para estudar o cuidado excessivo com alguns temas de questões de segurança. Também lidera a aplicação da teoria da securitização a um estudo de caso no cenário de segurança contemporânea sul-americana: a construção conceitual do terrorismo no Brasil.
Leia aqui (em inglês, páginas 15-35)
Cultura Estratégica
Autor: Adriana Aparecida Marques
Resumo: O verbete apresenta o conceito de cultura estratégica, sua utilização durante a Guerra Fria e sua adaptação para diferentes realidades regionais.
Leia aqui (em inglês, páginas 998-1045)
Diálogos internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo
Autor: Larissa Rosevics de Almeida
Resumo: Os capítulos 5.1, 5.3, 7.3, 8.1 têm como objetivos dentro de um cenário maior de reflexões críticas do mundo contemporâneo, respectivamente, analisar a perspectiva tradicional de Segurança Internacional relacionada à América do Sul; os avanços e as limitações na área de Defesa no Brasil; o contexto, as trajetórias e as direções realizadas pelas teorias Pós-colonial e Decolonial; e, por fim, estabelecer um estudo sobre as teorias e práticas, a partir da Europa e da América do Sul, da Integração Regional.
Leia aqui (5.1 – Perspectiva tradicional de Segurança Internacional e a América do Sul, páginas 123-126; 5.3 – A área de Defesa no Brasil: avanços e limitações, páginas 131-140; 7.3 – Integração Regional: refllexões teóricas e práticas a partir da Europa e da América do Sul, páginas 171-176; 8.1 – Do pós-colonial à decolonialidade, páginas 187-192)
Distopía Tropical: el Gobierno Bolsonaro y la Destrucción del Brasil Moderno
Autor: Eduardo A. Crespo e Javier W. Ghibaudib
Resumo: O trabalho oferece uma interpretação da trajetória estatal brasileira, analisando desde a o período da Colônia Portuguesa até o momento presente.
Estudos da Paz: origens, desenvolvimentos e desafios críticos atuais
Autor: Gilberto Carvalho de Oliveira
Resumo: A fim de contribuir para uma maior visibilidade dos estudos da paz, este artigo tem por objetivo traçar um panorama geral do percurso de consolidação dos estudos da paz como disciplina acadêmica, desde o seu nascimento na década de 1950 até a atualidade.
Feitiços e contrafeitiços no ritual de licenciamento de PCHs no sul do Brasil: cosmopolítica Mbya e Kaingang no enfrentamento à razão unificadora jurua.
Autor: Cleyton Henrique Gerhardt
Resumo: O artigo observa as dificuldades entre grupos das etnias Kaingang e Guarani e aqueles que representam a tentativa de se construir quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no rio Jacuizinho/RS. O objetivo é analisar individualmente a elaboração do “Componente Indígena” (CI) que, teoricamente, precisaria ser redigido com os Estudos de Impacto Ambiental.
Forças Armadas e Sociedade Civil: Atores e Agendas da Defesa Nacional no Século XXI
Autor: Sandra Maria Becker Tavares e Sergio Tavares de Almeida Rego
Resumo: A partir da análise dos aspectos éticos de um estudo acadêmico qualitativo, descritivo de apenas uma das profissões da área de saúde militar brasileira (TAVARES, 2014), tornou-se possível, por correspondência epistemológica e não por generalização, ampliar o foco de estudo neste texto para o Corpo de Saúde militar como um todo, abrangendo outras questões a ele associadas, como a distinção entre guerreiro e soldado; belicosidade e autoritarismo; disciplina e hierarquia; camaradagem; autonomia profissional; dupla lealdade e conflitos de interesse. Temáticas que integram, por conseguinte, o cotidiano dos profissionais que atuam na saúde militar, seja em tempos de paz ou de excepcionalidade. Tanto o desenvolvimento dos elementos conceituais quanto os achados de investigação relativos às questões éticas admitiram receber novo tratamento teórico e serem ampliados, agora sob a perspectiva do livre pensar acadêmico, com os objetivos de disponibilizar aporte teórico sobre as questões éticas que envolvem o Corpo de Saúde militar brasileiro e estimular o debate sobre a temática de forma sistematizada. Espera-se que os conteúdos aqui abordados consubstanciem membros do Corpo de Saúde nos processos de tomada de decisão. Para tal, iniciaremos esta digressão teórica, expondo elementos conceituais relativos às Teorias Éticas.
Leia aqui (capítulo 16).
Formación de los Estados en América Latina Resonancias del siglo XIX y la Gran Divergencia en la actualidad
Autor: Eduardo A. Crespo (Luciano Moretti, Joel Sidler e Emilia Ormaechea)
Resumo: A publicação é uma entrevista com E. A. Crespo que analisa o desenvolvimento dos Estados latino-americanos do século XIX até os dias de hoje, dando um enfoque maior nas políticas antidemocráticas de governos de direita ou conservadores dos últimos anos.
Leia aqui (página 149-157)
Game of Thrones: o jogo de poder na guerra dos tronos. (Le Monde Diplomatique, 2019)
Autor: Henrique Paiva
Resumo: Game of Thrones (GOT) é o nome da série da HBO baseada na epopeia fantástica de George R. R. Martin: “As Crônicas de Gelo e Fogo”. A série apresentou diversas camadas de informações geopolíticas e socioeconômicas bem diferentes para esse gênero de produto cultural, fato que colaborou para que a série colecionasse uma legião de fãs ao redor do mundo. Por conta do caráter peculiar de Game of Thrones, o artigo analisa alguns pontos de interesse intelectual despertados pela série.
Genealogia e Agonismo como Metodologia nas Relações Internacionais: Reflexões a partir da Justiça de Transição
Autor: Emerson Maione de Souza
Resumo: O objetivo do capítulo é destacar a importância que a área educacional do Mercosul e as políticas externa e educacional dos governos de Lula da Silva tiveram para a idealização e concretização da criação da instituição. A pesquisa baseou-se na análise crítica de diversos documentos, reportagens e publicações relacionadas ao Mercosul Educacional, entre os anos de 2001 e 2010, do Governo brasileiro e da Comissão de Implantação da Unila, bem como nas análises das políticas externa e educacional dos governos de Lula da Silva.
Leia aqui (página 153-176)
Geopolítica da Península Coreana
Autor: Larissa Rosevics de Almeida
Resumo: A publicação tem como foco o aumento da tensão de 2017 entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, realizando uma contextualização histórica de provocação por parte dos líderes norte-coreanos em relação aos norte-americanos diante de uma análise realista do modelo do professor norte-americano John Mearsheimer.
Global Cities, Global (in)Securities
Autor: Fernando Luz Brancoli
Resumo: The author presents in this paper an analysis about the most various kind of events surrounding the “Global Cities”, and their unique characteristics. It also treats about how these kind of city influenced on the formation of Modern State and the development of economic and politics strategies in these areas.
Cidades Globais, (In)Seguranças Globais: Uma Introdução
Resumo: O autor apresenta neste artigo uma análise sobre os mais diversos tipos de eventos em torno das “Cidades Globais”, e suas características únicas. Também trata sobre como esse tipo de cidade influenciou na formação do Estado Moderno e no desenvolvimento de estratégias econômicas e políticas nessas áreas.
Leia aqui (em inglês)
Guerra contra a Pirataria’: Uma Reconstrução Crítica da Intervenção das Nações Unidas Contra a Pirataria nas Costas da Somália
Autor: Gilberto Carvalho de Oliveira
Resumo: Este livro propõe uma reflexão crítica sobre a mobilização internacional orquestrada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a pirataria somali. O argumento central do livro é que a pirataria somali foi submetida a um processo de securitização, o que explica a sua prioridade na agenda internacional de segurança e o tratamento de excecionalidade dado ao problema.
OLIVEIRA, GILBERTO CARVALHO. ‘Guerra contra a Pirataria’: Uma Reconstrução Crítica da Intervenção das Nações Unidas Contra a Pirataria nas Costas da Somália. 1. ed. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2018. v. 1. 333p.
Guia de Defesa Cibernética na América do Sul
Autor: Adriana Aparecida Marques
Resumo: O trabalho aqui desenvolvido tem por objetivo contribuir para a reunião de dados relacionados à defesa cibernética dos países sul-americanos. Em virtude disso, o público-alvo desta publicação são acadêmicos, tomadores de decisões, agentes de defesa cibernética e entusiastas da temática.
Imperialismo, Estado e Relações Internacionais, de Luiz Felipe Osório
Autor: Henrique Paiva
Resumo: O domínio do Realismo e do Institucionalismo no campo teórico das Relações Internacionais revela a hegemonia anglo-saxã em diversas esferas do poder global. As contribuições marxistas são fundamentalmente internacionalistas, mas amplamente relegadas nesse campo de estudos. O livro “Imperialismo, Estado e Relações Internacionais”, de Luiz Felipe Osório, rompe o silêncio e dá voz aos intelectuais marxistas, trazendo à tona suas contribuições teóricas para o campo das Relações Internacionais.
Leia aqui (Resenha de livro)
In Trump we trust? A relevância do debate historiográfico pós-revisionista para compreensão da transformação na política externa dos Estados Unidos
Autor: Flávio Alves Combat
Resumo: O artigo examina a vitória de Donald Trump em 2016 e as mudanças na política norte-americana. O texto propõe uma revisão à luz do debate historiográfico pós-revisionista sobre a Guerra Fria, sobretudo da tese historiográfica “Império à convite”. Propõe-se uma interpretação sobre a natureza da liderança norte americana, centrando o estudo no papel desempenhado pela OTAN na defesa dos interesses dos Estados Unidos. Por fim, questiona-se a adequação da OTAN aos novos desafios internacionais, apontando possíveis cenários para a organização diante das transformações na política externa dos Estados Unidos.
Leia aqui (página 6-21)
Incursões na teoria da Resolução de Conflitos
Autor: Gilberto Carvalho de Oliveira
Resumo: Este livro faz uma apresentação geral da evolução do pensamento sobre a paz e a guerra, procurando identificar o estado da arte de um conjunto de métodos e técnicas de Resolução de Conflitos no que se refere: ao uso da força militar na manutenção e imposição da paz; aos métodos pacíficos e alternativos de prevenção e resolução de conflitos; às abordagens de construção da paz; e à justiça de transição. Esta é uma contribuição pioneira em língua portuguesa que tem como objetivo apresentar com rigor teórico e conceitual a Resolução de Conflitos de uma forma pedagógica e acessível.
BRANCO, C.; SOUSA, R.; OLIVEIRA, G. C. Incursões na teoria da Resolução de Conflitos. 1. ed. Lisboa: Universidade autónoma de Lisboa e OBSERVARE, 2017. v. 1. 383p.
Islã Político Internacional: o caso da Irmandade Muçulmana no Egito
Autor: Fernando Luz Brancoli
Resumo: No presente capítulo, o autor busca trabalhar a relação entre o Islã político e o cenário internacional, utilizando como objeto de estudo o caso da Irmandade Muçulmana no Egito.
Leia aqui (páginas 401-422)
La dinámica de las relaciones entre Estados Unidos, Colombia y Brasil: cooperación, competición y conflicto In: Estado y Perspectiva de las relaciones colombo-brasileñas
Autor: Alexandre Fuccille e Adriana Aparecida Marques
Resumo: O artigo procura explorar as relações colombo-brasileiras em tempos recentes, sem descuidar do papel que os Estados Unidos exercem nesta sua histórica zona de influência. A despeito das diferenças ideológicas entre os presidentes Álvaro Uribe e Lula da Silva, o pragmatismo de ambos pretendeu colocar as relações entre Bogotá e Brasília em um novo patamar, prejudicados por seus afilhados políticos, Juan Manuel Santos e Dilma Rousseff, que não conseguiram fazer avançar as promessas colocadas. Após afastamentos e aproximações e diferentes apostas como a União de Nações Sul-americanas/UNA- SUL e a Aliança do Pacífico/AP, o que parece um quadro de desencanto com ambas iniciativas pode vir a abrir um novo período nas relações bilaterais entre estes países sul-americanos, em especial nestes tempos de regionalismo sob estresse e uma América do Sul fraturada.
Las asimetrías del desempeño económico en América Latina y Asia Oriental: un análisis comparativo
Autor: Bruna Machado Targino e Eduardo A. Crespo
Resumo: O trabalho apresenta interpretações da trajetória da América Latina e Ásia Oriental a partir da bibliografia disponível, indicadores estatísticos, textos que tratem da Grande Divergência e pistas de uma convergência contemporânea.
Los comandantes militares brasileños de la Misión en Haití
Autor: Adriana Aparecida Marques e Celso Castro
Resumo: Após a derrubada do presidente Jean-Bertrand Aristide em fevereiro de 2004, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) operou no Haiti por 13 anos. Os autores do artigo entrevistaram nove oficiais brasileiros que tiveram destaque em sua participação na MINUSTAH e apresentam “a experiência e a visão de mundo desta geração de líderes militares brasileiros”, muitos deles, agora, membros do governo de Jair Bolsonaro.
Leia aqui (em espanhol)
Magda Zanoni: a indisciplina multidisciplinar e apaixonada de uma incansável lutadora.
Autor: Cleyton Henrique Gerhardt
Resumo: A obra é resultante da entrevista com a Magda Zanoni e a coerência ética e política através de sua história de vida. Ela possui o caráter definido por uma rebeldia ou inconformidade intelectual que afirma ser sempre crucial para seu preparo diante dos mais diversos cenários. Movida pelo amor à natureza e pelos aspectos ecológico e social, Magda Zanoni compartilha sua trajetória por seus longos 77 anos.
Missões de Paz e Relaçõs Civis-Militares: reflexõs sobre o caso brasileiro
Autor: Adriana A. Marques
Resumo: As ideias apresentadas neste artigo foram discutidas previamente em três oportunidades, na XIII Conferência Internacional da Brazilian Association Studies em 2016, no IX Congresso da Associação Latino-Americana de Ciência Política em 2017 e no XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política em 2018. A participação nos três eventos foi viabilizada pelo projeto Cenários Internacional e Regional de Segurança e Defesa: uma abordagem Civil Militar, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pelo Ministério da Defesa.
Não-alinhamento, cooperação internacional e desenvolvimento no contexto da Guerra Fria: o caso egípcio (1955-1967)
Autor: Pedro Rocha Fleury Curado
Resumo: O artigo discute a funcionalidade da política externa do não-alinhamento às políticas de desenvolvimento econômico e militar de países periféricos durante a Guerra Fria, utilizando o estudo de caso sobre a política externa do governo egípcio de Gamal Abdel Nasser (1954-1970). Argumenta-se que a política externa “não alinhada” aos principais blocos da Guerra Fria representou um poderoso instrumento de barganha internacional pelo governo egípcio no período de 1955 a 1967, tendo como base a relação entre um jogo de compensações geopolíticas para viabilização dos programas internos do desenvolvimento e as relações ambíguas cultivadas pelo governo Nasser com Estados Unidos e União Soviética.
Leia aqui (páginas 56-75)
Na zona de sacrifício, a riqueza e o lixo: aterros, lixões, minas e suas alternativas infernais.
Autor: Cleyton Henrique Gerhardt
Resumo: O artigo trata de conflitos decorrentes de injustiças ambientais ligadas à mineração de rochas e implantação de um lixão/aterro sanitário na área rural de Santa Tecla, Gravataí/RS, visando analisar como se dão as relações de poder locais e a atuação de empresas e poder público na condução de ambas as atividades. A partir de um enfoque etnográfico e pesquisa documental, o estudo mostra como Santa Tecla está inserida em um contexto de produção de “zonas de sacrifício” onde, a partir da imposição de “alternativas infernais” aos moradores, mineração e deposição de lixo unem num mesmo local as duas pontas situadas mais à jusante e montante de todo processo capitalista de produção, circulação, consumo e descarte/reuso. Como resultado tem-se a baixa qualidade de vida e a produção deste rebaixamento, com a população vendo-se exposta, entre outros constrangimentos, à explosões, depreciação de imóveis, perda de produção agrícola, contaminação da água, problemas de saúde e o estigma de morar ao lado de um lixão/aterro, com seus odores e chorumes lançados no ar, terra, rios e córregos. Para quem vive do lixo (catadores), nota-se a contradição de um Estado que primeiro cria uma situação limite (lixão) para, após atrair quem vive às suas margens, atuar (com o aterro sanitário) com violência excluindo-os do usufruto de algo que ele próprio gerou, mas que agora é visto como “perigoso” justamente para quem sua ação atraiu, os quais são tratados como “invasores”.
O ‘espírito alemão’ na formação do pensamento geopolítico japonês durante o entre-guerras
Autor: Pedro Rocha Fleury Curado
Resumo: Esta seção da revista tem como objetivo identificar a influência do pensamento geopolítico alemão no desenvolvimento das escolas de estudos estratégicos e militares do Japão na primeira metade do século XX, apresentando como referência as relações do influente geógrafo alemão Karl Haushofer com as instituições de pesquisa japonesas no sentido de analisar suas ideias dentro do cenário japonês por acadêmicos e políticos locais. A argumentação desenvolvida ao longo do texto relaciona-se com a difusão internacional da abordagem geopolítica alemã e na sua dupla atratividade para as potências emergentes da época.
Leia aqui (páginas 51-65)
O Conceito de Estabilização: Implicações no Campo das Operações de Paz Contemporaneas
Autor: Gilberto Carvalho de Oliveira
Resumo: Adotando as lentes analíticas dos Estudos para a Paz, este artigo examina a noção de estabilização dentro das doutrinas das potências ocidentais, particularmente dos EUA, e suas implicações no campo das operações de paz contemporâneas.
Os ‘naturais’ e os ‘sociais’ no debate sobre áreas protegidas: intencionalidaade e alteridade para além da dicotomia disciplinar.
Autor: Cleyton Henrique Gerhardt
Resumo: O debate sobre áreas protegidas é abordado na obra com destaque nas divergências entre as ciências naturais e as ciências sociais. Ambas são antagonizadas de forma que a academia seja influenciada pela condição de quais questões sociais são mais relevantes. O ponto de partida é o contraste entre a biologia e a antropologia, além da caracterização sobre objetividade e subjetividade. Ademais, também são abordados os aspectos metodológicos que direcionam os fundamentos do debate. Logo, para uma maior multiplicidade, se evidencia a necessidade de compreensão do debate fora do âmbito científico, advindo de outros elementos que guiam os interesses de pesquisas.
Leia aqui (páginas 61-154).
Peace under Siege? Ivan Duque’s Election and the FARC
Autor: Diogo Monteiro Dario
Resumo: The purpose of this article is to inform that Ivan Duque, from the Democratic Center Party, won the Presidential election in Colombia with 54% of the votes and will be taking the office this August. He and his party worked unrelentingly against the peace process since its foundation in 2013, which raised a lot of concern from those involved on the implementation of the agreement.
Paz sob cerco? Eleição de Ivan Duque e as FARC
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar o triunfo de Ivan Duque, do Partido do Centro Democrático, que venceu a eleição presidencial na Colômbia com 54% dos votos e assumirá o cargo em agosto deste ano. Ele e seu partido trabalharam incansavelmente contra o processo de paz desde sua fundação, em 2013, o que levantou muita preocupação dos envolvidos na implementação do acordo.
Reconstructive Methodology and Critical International Relations Theor
Autor: Gilberto Carvalho de Oliveira
Resume: Drawing on the work of the latest generation of social philosophers institutionally or intellectually linked to the Frankfurt School, this article examines the critical-reconstructive-explanatory methodology that became a distinguishing feature of contemporary critical theory after its ‘reconstructive turn’.
Resumo: Com base no trabalho da última geração de filósofos sociais institucional ou intelectualmente ligados à Escola de Frankfurt, este artigo examina a metodologia crítico-reconstrutiva-explicativa que se tornou uma característica distintiva da teoria crítica contemporânea após sua “virada reconstrutiva”.
Leia aqui (em inglês)
Síria e narrativas de guerra por procuração: o caso dos curdos
Autor: Fernando Luz Brancoli
Resumo: O presente artigo busca, a partir do estudo de caso dos curdos, indicar uma maneira alternativa de análise a guerra na Síria ao retratar a fluidez e demais características particulares das guerras por procuração.
Tales of Terror on the Triple Frontier
Autor: Fernando Luz Brancoli
Resumo: In this paper the author talks about how the narrative of the Triple Frontier between Brazil, Paraguay and Argentina is constructed as a terrorist threat and the effects on policies of migration in the region. It also deals with the process of transnational securitization between United States and countries on Global South.
Contos de Terror na Tríplice Fronteira
Resumo: Neste artigo, o autor fala sobre como a narrativa da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina é construída como uma ameaça terrorista e os efeitos sobre as políticas migratórias na região. Também trata do processo de securitização transnacional entre Estados Unidos e países do sul do globo.
Leia aqui (em inglês)
Terrorismo e Estudos para a Paz: articulações e possibilidades
Autor: Fernando Luz Brancoli
Resumo: O autor busca neste trabalho abordar a temática de Estudos da Paz e seus conceitos, visando preencher a lacuna da literatura portuguesa acerca de estudos nessa área, e difundir o tema dentro da academia e perante indivíduos que trabalham com o tema.
Leia aqui (páginas 259-288)
The causal power of securitisation: an inquiry into the explanatory status of securitisation theory illustrated by the case of Somali piracy
Autor: Gilberto Carvalho de Oliveira
Resume: This article joins the nascent debate on the causal status of securitisation theory. Relying on critical realist’s efforts to deepen and broaden the concept of cause – defined as ‘causal complex’ – and its insights to integrate discourse and constitutive relations into a non-positivist framework for causal explanation, the article aims to explore the explanatory status of securitisation theory, without downgrading its discursive core.
Resumo: Este artigo integra-se ao nascente debate sobre a característica causal da teoria da securitização. Com base nos esforços do realismo crítico para aprofundar e ampliar o conceito de causa – definido como “complexo causal” – e seus insights para integrar o discurso e as relações constitutivas em um quadro não positivista de explanação causal, o artigo visa explorar o status explicativo da teoria da securitização, sem negligenciar o seu núcleo discursivo
Leia aqui (em inglês)
The concept of maritime security for Atlantic American countries based on a Brazilian analysis perspective
Autor: Daniele Dionísio da Silva e Carolina Ambinder de Carvalho
Resumo: Considerando que no início do século XXI quase todos os países consideram a questão da segurança marítima em suas políticas. Neste artigo tenta-se analisar como os países da América do Atlântico delinearam o conceito de segurança marítima a partir da abordagem brasileira desse conceito. Resumidamente, a abordagem brasileira foi utilizada para delimitar as principais variáveis a serem analisadas, por exemplo: segurança nacional, poder marítimo, segurança marítima, economia marítima, pirataria, atos terroristas, disputas interestaduais, pesca IUU, tráfico de pessoas. Na análise, consideram-se as estratégias marítimas e os documentos de defesa do meio marítimo desses países, e a construção geopolítica e geográfica do conceito, análise na qual é incluída a perspectiva regional e as visões das organizações sobre esse conceito em que esses estados ser parte. Esta análise permite apontar semelhanças e evidenciar divergências do que realmente se denomina segurança marítima. Isso permitirá mostrar o conceito de segurança marítima em relação a outros conceitos, para destacar as diferentes ameaças incluídas e que ações são realizadas atualmente.
Una aproximación a las condiciones globales del Desarrollo Económico.
Autor: Eduardo A. Crespo e Marcelo Muñiz
Resumo: Há a apresentação de conceitos embasados no modelo IEMP (redes de poder ideológico, econômico, militar e político), desenvolvidos por Michael Mann, que tem como base metodológica processos de desenvolvimento econômico em perspectiva global.
Unila: uma universidade necessária
Autor: Larissa Rosevics de Almeida
Resumo: O objetivo do capítulo é destacar a importância que a área educacional do Mercosul e as políticas externa e educacional dos governos de Lula da Silva tiveram para a idealização e concretização da criação da instituição. A pesquisa baseou-se na análise crítica de diversos documentos, reportagens e publicações relacionadas ao Mercosul Educacional, entre os anos de 2001 e 2010, do Governo brasileiro e da Comissão de Implantação da Unila, bem como nas análises das políticas externa e educacional dos governos de Lula da Silva.
Leia aqui (páginas 55-94)