A próxima sessão do Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), em parceria com o Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (UFRJ DGEI), conta com duas apresentações e é aberta ao público:
Rosemeri Moreira: “Mulheres, militarismo e memória: A Organização Feminina Auxiliar de Guerra (1942-1945)”
Thaís Melo : “Mulheres em armas: representações, mitos e tensões no contexto da inserção feminina às Forças Armadas brasileiras.”
Um pouco sobre nossas convidadas:
Rosemeri Moreira é professora da Graduação e da Pós-Graduação em História e Regiões da Universidade Estadual do Centro-Oeste Paraná. É doutora em História Cultural pela UFSC. Autora dos livros “Sobre mulheres e polícias. Polícia Feminina no Brasil: a invenção paulita (1955-1964)” – 2017 e “Entre o mito e a modernidade: a entrada de mulheres na Polícia Militar do Paraná – (2016). Pesquisa atualmente sobre Teoria Feminista; História das Polícias, História das Mulheres, Militarismo, História do Corpo.
Thaís Melo é doutoranda em Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ), mestre em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV) e graduada em Ciências Sociais (UFF).




