1ª – A agenda humanitária na América Latina no contexto da securitização global

A Profª Drª Monica Hirst, da Universidade de Quilmes, é nossa convidada para a Conferência de abertura das atividades de pesquisa do Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa, com a palestra “A agenda humanitária na América Latina no contexto da securitização global”.

O evento acontece no dia 18/09, segunda feira, às 14h30, no Auditório do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (Avenida Ruy Barbosa, 762 – Flamengo).

Monica Hirst tem extensa trajetória na área de Relações Internacionais no Brasil e na América Latina. Título de Doutora em Estudos Estratégicos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais/UFRGS (2011), de Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1982) e Bacharel em História pela PUC-RJ (1976).

Desde 2012 é professora titular do Departamento de Economia e Administração da Universidad Nacional de Quilmes e ensina no Mestrado de Estudos Internacionais da Universidade Torcuato di Tella.

Exerceu a direção executiva da Fundação Centro de Estudos Brasileiros em Buenos Aires de 1996-2006, e participou da criação da Área de Relações Internacionais da FLACSO-Argentina, onde se desempenhou como pesquisadora sênior e professora nos anos de 1985-1999.

Além de docente do Instituto de Serviço Exterior da Argentina (1994-2008) foi também professora visitante nas Universidades de Stanford, Harvard, na USP e UFSC e pesquisadora visitante no IECAH (Madrid) e Swisspeace Academy (Berna).

Durante o período de 2006-2009, atuou como co-coordenadora do Programa IBAS de bolsas para pesquisa do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Foi bolsista-doutor do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (2011-2013).

Realizou consultorias para o PNUD, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Argentina e Colômbia, Fundação Ford e NOREF. Suas principais áreas de interesse são: política e segurança regional, política externa do Brasil e cooperação internacional. Tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados no Brasil, Estados Unidos e em diversos países latino-americanos, além de uma participação sistemática em eventos acadêmicos relacionados a seus temas de especialização.

A realização da conferência é feita com apoio do Laboratório de Estudos sobre Militares, pelo projeto “Transformações da profissão militar no Brasil e na Argentina”.